terça-feira, 31 de maio de 2016

Preparação na temporada 2016


O ano de 2016 tem sido repleto de novos desafios, esta é minha 23º temporada de Mountain Bike na carreira e sempre tem pontos para analisar, refletir e evoluir.
Primeiramente é preciso traçar os objetivos e construir um plano de trabalho, depois ir colocando em pratica e fazer ajustes quando preciso. 
Estou com o Professor Helio Souza da HE Treinamento Esportivo desde 2006 e sempre conversamos muito sobre cada detalhe.
Neste ano tive um espaço de tempo muito curto entre 2015 e 2016 para fazer minha preparação e tive que me adaptar começando a competir muito cedo e ao mesmo tempo fazer um período de base.
Geralmente fazer um período mais longo de base é mais tranquilo e aplicar um volume maior de treinamento sem a preocupação de ter que viajar e competir, mas já que não havia tempo a estratégia foi usar as provas como preparação e aproveitar para ir ganhando ritmo gradualmente para não perder o foco em cada etapa do treinamento.



O ano tem sido muito produtivo, 2016 já rendeu resultados importantes, mas ainda estamos chegando no meio da temporada de competições e é preciso muito cuidado com a preparação para ter um bom aproveitamento.
Já competir bastante provas neste ano e o calendário esta recheado até Novembro, por isso no intervalo entre as competições a preocupação é estar voltado aos treinamento de base, sempre dando uma atenção aos treinos de resistência e fortalecimento muscular, pois acabam dando uma sustentação para o corpo suportar os treinos de intensidade e as competições, é sempre importante intercalar treinos regenerativos (baixa intensidade e pouco volume) com treinos complementares que tem mantem ativos e ajudam de uma forma ou de outra a se adaptar as condições adversas de uma competição de Mountain Bike, como a corrida a pé por exemplo, mas sempre faço em sessões curtas para não sobrecarregar.
Outro ponto importante é cuidar do descanso, é preciso aliar o treinamento a recuperação para ter um bom desempenho, para isso temos que saber respeitar os nosso limites e não por tudo a perder e ter que reiniciar um novo ciclo para voltar a forma.

Alimentação e Suplementação
A alimentação e suplementação deve estar ajustada de acordo com o desgaste e é fundamental para quem busca alto rendimento, tenho um acompanhamento com o pessoal da Exceed e que também tem uma linha completa para alta performance (http://advancednutrition.com.br/).
Os produtos que mais uso além dos repositores como o Sport Drink, Energy Gel e Extra Salt, o Restore4 e BCAA são importantes para recuperação e reconstrução muscular, a L-Glutamina também é muito importante.

Equipamentos

Este ano estou pedalando com o quadro First Onix nas competições e o Lunix nos treinos, me adaptei muito bem a geometria dos quadros e são de ótima qualidade. Estou estreando as novas rodas Vzan Everest Carbon que tem muita rigidez e alto rendimento.
Outra novidade são as suspensões Proshock Onix Dark, que é versão mais leve e top de linha da marca, com vários recursos para regulagem e mais leve que os modelos anteriores.
Para complementar o conjunto os componentes da Token, são leves e muito resistentes, além da beleza e ótimo acabamento.




Abaixo alguma fotos durante alguns momentos de treinos.

Edivando de Souza Cruz – Atleta Olímpico de Mountain Bike
Patrocínio: First Bikes/Vzan/Proshock
Apoio: Token Brasil/Exceed /HE Treinamento Esportivo

Acompanhe também:


Treinos de Mountain Bike







Treinos de ciclismo de estrada (speed)



Fortalecimento muscular 


Treinos complementares com corrida a pé 


  
Treinos técnicos e específicos 


Sessões de fortalecimento


Dados do medidor de potencia SRM (ferramenta usada nos treinos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário